Assim como vem ocorrendo em outras áreas da medicina, a telemedicina também tem contribuído com o cuidado ocular, ampliando o acesso a consultas oftalmológicas e melhorando a eficiência no diagnóstico e tratamento de doenças do olho. Com o uso de plataformas digitais, os pacientes podem realizar consultas remotas de acompanhamento e receber orientações gerais. Outra potencial aplicabilidade é para uso pelos próprios médicos, a fim de que façam espécies de “consultorias” para discutir o caso de seus paciente com médicos mais especialistas ou experientes na patologia que estão tratando
Entretanto cuidado: a telemedicina não substitui um exame oftalmológico presencial, e isso deve ficar bem claro. Embora a telemedicina ofereça inúmeras vantagens, existem limitações devido à impossibilidade de realizar vários dos exames presenciais e fundamentais de acompanhamento, como o cálculo do grau dos óculos, medida da pressão intraocular, mapeamento de retina e diversos outros exames específicos.
Ainda assim, apesar das limitações, pode-se dizer que o futuro da telemedicina em oftalmologia é promissor, com o desenvolvimento contínuo de tecnologias que aprimoram o diagnóstico remoto e a gestão de doenças oculares.
Fonte Imagem: Freepik
O uso de imagens serve para fins educativos, não visa lucros.